Vamos falar sobre o câncer de mama?

Todos os anos, no mês de outubro, as pessoas falam sobre o câncer de mama. E o motivo é sério: todos os anos são mais de 2 milhões de casos apenas no Brasil. Este é o câncer que mais mata as mulheres. Se diagnosticado precocemente, as chances de vencer a doença são muito maiores. Por isso a importância do autoexame e consultas regulares ao médico.

Principais sintomas:

> Dor no mamilo
> Mudança do formato do seio
> Secreção pelo mamilo – com presença ou não de sangue
> Inchaço da mama, mudança da textura da pele. Em alguns casos a mama pode apresentar vermelhidão e ficar quente;

Dá para prevenir?

É claro que é importante fazer o autoexame e acompanhamento médico. Mas a importância da prevenção precisa ser mais discutida! Cuide-se e evite uma dor de cabeça bem maior. Dá para prevenir sim. Fique de olho:

Qual o histórico da sua família?

O histórico familiar é muito importante. Se sua mãe, tia, irmã ou algum parente próximo já tiver tido câncer de mama é um motivo a mais para se cuidar.

Alimente-se bem!

Encare a sua alimentação como o seu melhor remédio. Comece aos poucos a inserir hábitos saudáveis na sua rotina. O ideal é que você consuma três porções diárias de frutas. Comece com a fruta que você prefere, comendo uma por dia. Troque o refrigerante pelo suco e tome mais água. Aos poucos você estará com hábitos mais saudáveis e seu corpo vai agradecer!

Dê uma pausa

Quantas vezes as pessoas passam os dias sem um momento de pausa? Acordam e correm para o trabalho, almoçam rapidamente, voltam para casa e já se envolvem em outros afazeres. Logo já estarão dormindo e recomeçarão a rotina atarefada. Dê uma pausa. Respire ao ar livre, olhe para o céu. Leia um livro, converse com os amigos pessoalmente, programe uma viagem. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo.

Mexa-se

O seu corpo precisa se movimentar para ser saudável. Encontre o exercício físico que mais se adequa ao seu gosto e à sua rotina. Não se limite – academia, corrida, caminhada, pilates, natação, artes marciais… As opções são muitas! Se você estiver sem dinheiro, uma caminhada ao ar livre é bem-vinda. Só não vale ficar parada.

Ame e perdoe

De nada adianta se você tiver alimentação saudável, exercitar e descansar e não souber perdoar e amar. Abrir mão de sensações ruins, não guardar rancor e sorrir também é fundamental para ter saúde. Experimente, um dia de cada vez. Vale a pena e vai te deixar mais feliz.

Você também pode gostar de:

HIV
mulheres
câncer
sono
sarampo