Ressonância para prevenir AVC

AVCPesquisadores da Universidade Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um novo exame de ressonância magnética capaz de prever o risco de acidente vascular cerebral. Segundo a revista Vida e Saúde (pág. 6), o exame mede os níveis de colesterol contidos nas placas das artérias. Quanto mais alto o nível, mais chances de ocorrer um derrame.
O exame conta também com a diferenciação entre placas estáveis e placas com risco de sofrerem uma ruptura devido à gordura armazenada. Até mesmo as menores placas são identificadas no procedimento.
Para Luca Biasiolli, coordenador da equipe que desenvolveu o exame, a técnica pode ajudar os médicos a tomar decisões mais rápidas no que diz respeito a pacientes com risco de AVC.
Conseguir medir o tamanho da artéria na carótida é o que vem garantindo o sucesso do empreendimento. Os níveis de colesterol de pacientes que passariam por cirurgia para remoção das placas coincidiram com as medições do colesterol real, analisado após a retirada cirúrgica, fato que tem validado a nova técnica.

Você também pode gostar de:

álcool
sarampo
paz interior