Procrastinação: como parar?

procrastinaçãoDe tempos em tempos, todos deixam uma tarefa pendente em sua lista de tarefas por algumas horas – ou dias, ou semanas – por muito tempo. A procrastinação é um fenômeno normal e quase universal – o que torna ainda mais importante entender por que isso acontece e o que fazer a respeito.

“A procrastinação não é apenas evitar ou atrasar uma tarefa”, diz o chefe do Centro de Excelência Organizacional da Associação Americana de Psicologia.

Esses gatilhos normalmente se enquadram em um dos quatro campos: expectativa, valor, tempo ou impulsividade. Em outras palavras, as pessoas procrastinam por falta de valor associado à tarefa, porque esperam que não consigam alcançar o valor que estão tentando alcançar, porque o valor está muito longe de você em termos de tempo ou porque você é muito impulsivo como pessoa.

Estratégias para superar a procrastinação irão variar dependendo de por que isso acontece em primeiro lugar. O primeiro passo é dar um passo atrás e descobrir o que está acontecendo. Identifique seus próprios hábitos. Existe um tipo de coisa que você sempre adia para durar? O que é que você tende a adiar e quais são seus padrões de pensamento em torno disso?

Uma vez que você tenha uma imagem mais clara do seu próprio trabalho ou estudo, você tem mais chances de conseguir parar de procrastinar. Aqui, algumas razões comuns que você pode estar procrastinando e estratégias para combatê-las:

 

Se o tempo é o problema

Muitas pessoas são mais produtivas em certas horas do dia. Por isso, é recomendado trabalhar em torno desses fluxos e refluxos de produtividade natural ao agendar seus dias.

Se você sabe que trabalha melhor todas as manhãs em determinados tipos de tarefas, programe-o para então. Não tente fazer isso em um momento em que você está cansado e é mais difícil para você.

 

Se você ficar sobrecarregado com grandes tarefas

Muitas pessoas procrastinam porque estão preocupadas com o resultado de um projeto, não acham que podem completá-lo bem ou temer o fracasso. Se esse for o caso, pode ser útil dividi-lo em subtarefas menores.

Se você não acredita em si mesmo o suficiente para realmente realizar uma tarefa específica, pode tentar fazê-lo em partes menores e mais fáceis de gerenciar para aumentar sua eficácia.

 

Se você luta com deadlines

procrastinaçãoAlgumas pessoas têm dificuldade em pensar em um projeto como importante ou recompensador, a menos que o estejam apertando antes do prazo final. Neste caso, também, quebrar uma tarefa de longo prazo em várias tarefas menores pode ajudar.

Encontre maneiras de se recompensar ao longo do caminho. Você pode até mesmo programar suas diversões mais frequentes para que as lacunas entre esses grupos menores de trabalho sejam substituídos rapidamente por uma atividade agradável.

Também pode ajudar a fazer uma pausa longa o suficiente para pensar realmente no motivo de você estar realizando uma determinada tarefa. Esclareça por que essa tarefa ou compromisso é importante para você. Pergunte: ‘Por que estou fazendo isso?’.

 

Se você é facilmente distraído

Primeiro, é recomendado otimizar seu ambiente. Coloque seu celular longe, desative as notificações no seu computador e não tenha 10 guias abertas ao mesmo tempo.

Para acabar com a distração é indicado também minimizar o máximo as multitarefas. Muitos caem na armadilha de fazer malabarismos com duas ou três tarefas ao mesmo tempo, então você termina um, mas ainda está no meio do outro.

Esse “fluxo interminável de tarefas” pode fazer com que você sinta que nunca está realmente concluindo nada, o que o priva da satisfação de estar pronto. Aproveite o tempo para respirar, andar por aí por um minuto e alongar antes de entrar na próxima coisa, para continuar com energia para a próxima tarefa.

 

Se você está lutando com algo maior

Às vezes, o que parece procrastinação pode realmente ser um sintoma de algo mais sério, como depressão, ansiedade ou problemas de atenção.

Se o seu comportamento está causando aflição ou afetando significativamente seu desempenho no trabalho, na escola ou em casa, não tenha medo de consultar um profissional.

 

Se você está simplesmente travado

procrastinaçãoMesmo os trabalhadores mais eficientes têm dias em que é mais difícil terminar algumas tarefas.

Se for durante um período em que você pode fazer uma pausa porque tem um prazo iminente, você pode se concentrar em cuidar de si mesmo com sono, exercícios, nutrição adequada e prazer.

Você pode imitar essa mesma estratégia, embora em menor grau, caso esteja com alguma tarefa urgente. Você pode levar apenas uns cinco minutos para sair, dar um passeio e pegar um pouco de sol.

O que normalmente não sentimos no momento é que essas interrupções aumentam sua produtividade e compensam o tempo perdido. Se você está fazendo pequenos intervalos como esse, você realmente será mais eficiente na próxima tarefa.

 

 

*Esse artigo foi feito com base no estudo publicado por David Ballard, chefe do American Psychological Association’s Center for Organizational Excellence, e Alexander Rozental, pesquisador de procrastinação e psicólogo clínico no Instituto Karolinska.

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