O Guia do Hábito: como construir bons e quebrar ruins

O que é um hábito?

hábitoUm hábito é algo que você faz diariamente sem pensar muito nisso. Você provavelmente tem o hábito de acordar em certa hora, escovar os dentes de uma determinada maneira, e talvez ligar para sua mãe uma vez por semana na noite de terça-feira. Os hábitos se tornam uma parte da sua rotina que eles se tornam quem você é.

Como disse Aristóteles: nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

Os hábitos podem ser extremamente úteis e seria impossível administrar nossas vidas sem eles. Eles automatizam muitas das atividades rotineiras em nossas vidas e liberam nossas mentes para que possamos nos concentrar em atividades de nível superior.

Por exemplo, se tivéssemos que pensar conscientemente em funções básicas como andar ou mastigar nossa comida, não teríamos capacidade mental disponível para realizar outras funções. Temos milhares desses bons “hábitos” que nossa memória muscular acumulou ao longo do tempo. Até a respiração pode ser considerada um hábito profundamente enraizado.

Bons hábitos servem para criar rotina, ordem e eficiência. Infelizmente os maus hábitos têm o efeito oposto e podem nos prender a padrões negativos de comportamento. Maus hábitos como comer demais, fumar ou dirigir rápido demais podem ser prejudiciais à nossa saúde e bem-estar.

Nossos cérebros são muito poderosos e estão constantemente buscando padrões em nossas vidas ou coisas que podem se transformar em hábitos. Infelizmente, nossa mente subconsciente não discrimina entre bons e maus e tudo o que é repetido ao longo do tempo tem o potencial de se tornar um hábito.

 

Hábitos funcionam através de um círculo de ações

Gatilhos: um local, uma hora do dia, certas pessoas, um estado emocional

Rotina: Assistir TV, fumar um cigarro, comer chocolate, roer suas unhas

Recompensa: As substâncias químicas do prazer liberadas no cérebro por causa da rotina.

Por causa da recompensa, o círculo de hábitos é reforçado.

(IMAGEM)

Esse círculo é um mecanismo de reforço que, com o tempo, se torna automático.

Quando surge um hábito, o cérebro deixa de participar plenamente na tomada de decisões.

Entender como os hábitos funcionam através deste círculo de ações torna mais fácil assumir o controle sobre eles. Quebrar um hábito em seus 3 componentes torna possível mudar a “lógica do círculo”.

 

Certifique-se de ter os hábitos corretos

A automatização de suas ações libera energia que pode ser usada para outras tarefas. Isso pode funcionar a seu favor! Mas se um mau hábito é criado, você precisa mudá-lo – para interrompê-lo e “instalar” um novo.

hábitoA menos que você intencionalmente lute contra um mau hábito e o substitua por novas rotinas, o padrão se desdobrará automaticamente uma e outra vez toda vez que o hábito for ativado pelo gatilho.

Seu cérebro não pode dizer a diferença entre maus e bons hábitos. Você tem que fazer isso.

A boa notícia é que os hábitos não são o destino. Todos os hábitos podem ser ignorados, alterados ou substituídos, mas não é fácil porque um hábito nunca desaparece de verdade – é apenas substituído por novos hábitos.

 

Como construir um novo hábito

  1. Comece com um hábito incrivelmente pequeno.

Torne isso tão fácil que você não pode dizer não. Quando a maioria das pessoas se esforça para construir novos hábitos, eles dizem algo como: “Eu só preciso de mais motivação”. Ou: “Eu gostaria de ter tanta força de vontade quanto você.”

Esta é a abordagem errada. Pesquisas mostram que a força de vontade é como um músculo. Fica fatigado como você usa durante todo o dia.

Resolva esse problema escolhendo um novo hábito que seja fácil o suficiente para que você não precise de muita motivação para fazê-lo. Em vez de começar com 50 flexões por dia, comece com 5 flexões diariamente.

 

  1. Aumente seu hábito progressivamente.

O sucesso é uma disciplina simples, praticada todos os dias, enquanto o fracasso é simplesmente alguns erros de julgamento, repetidos todos os dias.

Em vez de tentar fazer algo incrível desde o começo, comece pequeno e melhore gradualmente. Ao longo do caminho, sua força de vontade e motivação aumentarão, o que tornará mais fácil manter seu hábito de vez.

 

  1. Conforme você constrói, divida os hábitos em pedaços.

Se você continuar aprimorando 1% a cada dia, você se verá melhorando muito rapidamente dentro de dois ou três meses. É importante manter cada hábito razoável, para que você possa manter o ritmo e tornar o comportamento o mais fácil possível.

Querendo chegar a 20 minutos de meditação? Divida em dois períodos de 10 minutos no início.

 

  1. Quando você escorregar, volte rapidamente aos trilhos.

hábitoComo diz Steve Kamb: “Quando você estraga tudo, pula um treino, come comida que não deveria ou dorme, isso não faz de você uma pessoa ruim. Isso faz de você humano. Bem-vindo ao clube.”

As pessoas com melhores desempenhos também cometem erros e saem da pista como todos os outros. A diferença é que eles voltam aos trilhos o mais rápido possível.

Você não deve esperar falhar, mas deve planejar o fracasso. Reserve algum tempo para considerar o que impedirá que seu hábito aconteça. Quais são algumas das coisas que provavelmente atrapalham? Quais são algumas emergências diárias que provavelmente vão tirar você do curso? Como você pode planejar para contornar esses problemas? Ou, pelo menos, como você pode se recuperar rapidamente deles e voltar ao caminho certo?

Você só precisa ser consistente, não perfeito. Concentre-se em construir a identidade de alguém que nunca perde um hábito duas vezes.

 

  1. Seja paciente. Atenha-se a um ritmo que você possa sustentar.

Aprender a ser paciente é talvez a habilidade mais crítica de todas. Você pode fazer um progresso incrível se for consistente e paciente. Paciência é tudo. Faça coisas que você pode sustentar.

 

Como quebrar um mau hábito

  1. Escolha um substituto para o seu mau hábito.

Você precisa ter um plano antecipado de como reagirá quando enfrentar o estresse ou o tédio que provoca seu mau hábito. O que você vai fazer quando tiver vontade de fumar? (Exemplo: exercícios de respiração.) O que você vai fazer quando o Facebook estiver ligado para você para procrastinar? (Exemplo: escreva uma frase para o trabalho.) Seja o que for e com o que você estiver lidando, você precisa ter um plano para o que vai fazer em vez do seu mau hábito.

 

  1. Corte o maior número de gatilhos possível.

Se você fuma quando você bebe, então não vá ao bar. Se você comer biscoitos quando eles estiverem na casa, jogue-os fora. Se a primeira coisa que você faz quando se senta no sofá é pegar o controle remoto da TV, então esconda o controle remoto em um armário em uma sala diferente. Torne mais fácil para si mesmo quebrar maus hábitos, evitando as coisas que os causam.

Neste momento, o seu ambiente torna o seu mau hábito mais fácil e os bons hábitos mais difíceis. Mude o seu ambiente e você pode mudar o resultado.

 

  1. Junte forças com alguém.

Com que frequência você tenta fazer dieta em particular? Ou talvez você até “pare de fumar”, mas você manteve para si mesmo? (Dessa forma, ninguém vai ver você falhar, certo?)

Em vez disso, junte-se a alguém e saia juntos. Vocês dois podem se responsabilizar e celebrar suas vitórias juntos. Saber que outra pessoa espera que você seja melhor é um poderoso motivador.

 

  1. Cerque-se de pessoas que vivem do jeito que você quer viver.

Você não precisa abandonar seus velhos amigos, mas não subestime o poder de encontrar novos.

 

  1. Visualize-se bem sucedido.

Veja-se jogando fora os cigarros, comprando alimentos saudáveis ​​ou acordando cedo. Seja qual for o mau hábito que você está procurando quebrar, visualize-se o esmagando, sorrindo e aproveitando seu sucesso. Veja-se construindo uma nova identidade.

 

  1. Você não precisa ser outra pessoa, você só precisa voltar para você.

Muitas vezes pensamos que para quebrar maus hábitos, precisamos nos tornar uma pessoa inteiramente nova. A verdade é que você já tem em você para ser alguém sem seus maus hábitos.

De fato, é muito improvável que você tenha tido esses maus hábitos durante toda a sua vida. Você não precisa parar de fumar, você só precisa voltar a ser um não fumante. Você não precisa se transformar em uma pessoa saudável, você só precisa voltar a ser saudável. Mesmo que tenha sido anos atrás, você já viveu sem esse mau hábito, o que significa que você pode definitivamente fazê-lo novamente.

 

  1. Use a palavra “mas” para superar a fala negativa.

hábitoUma coisa sobre combater maus hábitos é que é fácil se julgar por não agir melhor. Toda vez que você escorregar ou cometer um erro, é fácil dizer a si mesmo o quanto você está errado e acabar ficando no fundo do poço. Sempre que isso acontecer, termine a frase com “mas”…

“Estou gorda e fora de forma, mas posso estar em forma daqui a alguns meses.”

“Ninguém me respeita, mas estou trabalhando para desenvolver uma habilidade valiosa.”

“Eu errei, mas todo mundo falha às vezes.”

Mas lembre-se, não faça disso uma condição de auto piedade, apenas use isso para poder voltar para o seu plano.

 

“Motivação é o porquê com que você começou. Habito é o que te mantém indo.”

Jim Ryun

Você também pode gostar de:

álcool
sarampo
paz interior