Livre-se das doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), essas patologias são as principais causas de morte no mundo.

Você com certeza conheceu alguém que veio a óbito por derrame ou até mesmo sofreu com ataques cardíacos. A verdade é que essas ocorrências poderiam ter sido evitadas com correções no estilo de vida.

Arteriosclerose

Esse nome, que pode até soar estranho ao ouvido de muitos, diz respeito ao que ocorre quando as artérias se tornam endurecidas e deformadas.  Assim elas se tornam incapazes de conduzir a quantidade de sangue ideal para alimentar as células.

O consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar são algumas das atitudes capazes de provocar o adoecimento das artérias. O livro O segredo da Saúde (página 71) sugere um tratamento capaz de combater a arteriosclerose:

– É impossível tratar a arteriosclerose sem mudança de hábitos. É fundamental deixar o fumo e o álcool, bem como as gorduras de origem animal.

– Exercício físico que não exija grandes esforços, como andar a pé, é indispensável. Ande a pé todos os dias. Inicie com um quilômetro por dia e vá aumentando progressivamente até seis quilômetros.

– Os banhos de sol são excelentes.

– Tome água nos intervalos das refeições (de seis a oito copos por dia).

– O jantar deve ser composto, no máximo, de frutas e pão torrado.

Pressão Alta e Colesterol

Sabemos que a pressão ideal gira em torno de 12X8. Algo fora desse padrão indica patologias como hipertensão. A partir daí, problemas ainda maiores podem surgir.  Com o tempo, qualquer esforço feito pela pessoa hipertensa é capaz de acarretar um infarto do miocárdio.

Para que isso não ocorra, é preciso ter um cuidado especial com a alimentação.  O regime vegetariano e o estilo de vida natural são os mais indicados para essa situação. O livro O Segredo da Saúde (página 72) sugere algumas maneiras de eliminar o colesterol da dieta e, consequentemente, reduzir a pressão arterial.

– Tome geleia real três vezes ao dia (uma ponta de colher de chá). A geleia real atua relaxando os vasos.

– Suco de três em três horas, de laranja seleta ou laranja-baía, mexerica e tangerina, laranja-lima, lima-da-pérsia, abacaxi, pera, água de coco, limão, banana, melancia e salsão.

– Laranja com pera e salsão. Passe pela centrífuga uma pera, duas laranjas e dois talos de salsão.

– Limonada com água de coco e salsão: uma xícara de água de coco, dois talos de salsão, um a dois limões e mel para adoçar.

– Abacaxi, laranja e salsão: passe pela centrífuga um quarto de abacaxi, uma laranja e dois talos de salsão.

– Abacaxi, pera e salsão: um quarto de abacaxi, uma pera e dois talos de salsão.

Corrigir o estilo de vida, modificando hábitos alimentares, é o primeiro passo para libertar nosso corpo das doenças cardiovasculares.

Você também pode gostar de:

açúcar