Leite: nosso querido vilão

Há uma frase que tem sido dita com cada vez mais frequência, apesar de não se saber ao certo a sua autoria. “Os seres humanos são os únicos animais que ainda tomam leite depois de adultos – e de outro animal”. O leite conquistou um papel muito importante na alimentação diária das pessoas ao redor do mundo. Apesar disso, inúmeros estudos indicam que ele deveria ser banido da alimentação.

Você sabia?

>> Existe uma quantidade mínima permitida de pus por litro de leite. No Brasil, a quantidade permitida é mais do que o dobro do permitido na Europa, por exemplo.

>> As vacas recebem uma grande quantidade hormonal para continuarem produzindo. Com isso, estes hormônios vão para o leite e, consequentemente, para quem o consome.

>> O consumo diário do leite pode aumentar o risco de câncer; (Fonte)

>> Ele ainda apresenta resíduos de antibióticos, o que é altamente prejudicial à saúde de quem consome; (Fonte)

Aprenda a substituir o leite

Deixar de consumir o leite pode ser um desafio justamente por ele ser usado com frequência no cotidiano das pessoas. Mas saiba que ele pode ser substituído por opções mais saudáveis e nutritivas. Algumas das opções são o leite de amendoim, de coco, soja, amêndoas, aveia ou de arroz.

Mas fique atento: não troque o leite de vaca por uma outra opção industrializada. Afinal, se a ideia é ser saudável, evite produtos industrializados. Aí vai a receita do leite de amendoim para você testar:

14Ingredientes:
1 xícara de amendoim
Água

Modo de Preparo
Deixe o amendoim ferver por 5 minutos. Coe e coloque no liquidificador. Acrescente 1 litro de água e bata por mais 5 minutos. Coe e já está pronto para beber!

Você pode usar puro, em vitaminas e em receitas (lembrando que ficará um leve sabor de amendoim no fundo). Experimente!

Você também pode gostar de: