Inverno: como cuidar do seu corpo?

invernoFalta menos de um mês para o inverno chegar, no dia 21 de junho, mas as temperaturas já caíram com uma chegada de frente fria que, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), chegou a marcar de – 2,6°C no parque do Itatiaia, na serra do Rio de Janeiro, e em outras cidades também, como Curitiba (3°C), São Paulo (6°C), Florianópolis (9°C), Cuiabá (11,9°C), Rio de Janeiro (12°C) e Rio Branco (16°C).

Durante os meses de inverno, naturalmente, queremos hibernar mais, dormir mais e ficarmos aconchegados. O corpo não gosta de perder gordura corporal ou gastar muita energia nesta época do ano.

Para melhorar a saúde, além de procurar maneiras de fazer o seu corpo a se adaptar, não precisa estressar desnecessariamente nossos corpos durante o que pode ser uma época do ano já estressante, por causa dos dias sombrios e clima frio.

Nossos corpos precisam de cuidados específicos e aqui estão algumas maneiras que você pode nutrir seu corpo durante os meses de inverno para que você possa ficar bem e encorajar seu corpo a trabalhar com você em suas metas e não contra você.

 

Alimentação

invernoQuando pensamos em emagrecer ou ficar mais saudáveis, muitas vezes pensamos em alimentos frios como saladas, frutas e smoothies verdes. Se você quiser acelerar o seu metabolismo neste período de frio, precisará escolher alimentos mais apropriados.

Para os meses de inverno, podemos escolher entre vários alimentos aquecidos como couve, mostarda, alho, cravo, abóbora, canela, coco, feno-grego, pinhão, nozes, castanha de caju, açafrão, cogumelos e vinagre.

Lembre-se: se você optar por continuar com alimentos típicos do verão, precisa saber que os alimentos transportados por longas distâncias também estarão cheios de pesticidas, conservantes e outros produtos químicos destinados a preservá-los e mantê-los atraentes durante muito tempo. Por isso, o ideal é que você adapte essa dieta com alimentos da temporada.

 

Sono

invernoMenos luz solar, causada pelo anoitecer mais rápido no inverno, podem deixar as pessoas mais sonolentos que o normal e com vontade de hibernar. É por isso que ter uma boa noite de sono que ajuda a recuperar sua energia perdida é especialmente importante.

Você precisa dormir mais nos meses de inverno, cerca de 8/10 horas.

A Fundação Nacional do Sono oferece estas dicas para uma noite tranquila:

  1. mantenha um horário consistente de sono / vigília (mesmo nos finais de semana);
  2. pratique um ritual relaxante na hora de dormir, como um banho morno ou alguns alongamentos delicados;
  3. faça exercício diário;
  4. evite sonecas se tiver problemas para dormir (especialmente sonecas à tarde);
  5. mantenha a temperatura do quarto a uma temperatura de 20ºC a 23º;
  6. certifique-se de que seu colchão e travesseiros são o mais confortáveis ​​possível.

 

Luz

invernoÀ medida que os dias se tornam mais curtos e a luz do sol mais escassa, muitas pessoas sentem-se tristes e sofrem de transtorno afetivo sazonal, que pode fazer você se sentir letárgico e deprimido.

À medida que a primavera emerge e a luz se torna mais abundante, os humores geralmente se iluminam.

Mas por que esperar os meses de inverno com tristeza? Em vez disso, revida – com luz.

A terapia da luz é um antídoto particularmente eficaz para os sentimentos de fadiga e tristeza que muitas vezes vêm com o inverno. Por isso, dê uma caminhada ao ar livre em um dia claro, traga mais lâmpadas para sua casa e coloque sua lâmpada de cabeceira em um temporizador.

 

Hidratação

invernoVocê pode andar com uma garrafa de água durante todo o verão, mas é também é muito importante manter-se hidratado nos meses mais frios.

Isso porque o nosso corpo perde água no inverno, da mesma forma que no tempo quente, através de processos corporais regulares, como respiração, suor e urinar.

Embora nem todo mundo seja bom em sentir suas necessidades de hidratação, procure por sinais de desidratação como fadiga, tontura, dificuldade de concentração, pele seca e boca e, claro, sede.

E não é só o que você bebe que conta: sopas e certos alimentos, como pepinos, melancia, alface, aipo e maçãs, todos têm alto teor de água.

 

Pele

invernoO ressecamento da pele é enfrentado tanto pelo homem quanto pela mulher durante o inverno. Durante as estações de verão, a umidade do ar permanece.

Assim que a temperatura abaixa, a umidade do ar também cai, o que pode fazer com as pessoas sofram de problemas de pele como rosto ressecado, comichão na pele, rachaduras, corte no rosto e boca, etc.

Dicas:

  1. Aplique o hidratante natural para manter a pele tonificada.
  2. Mesmo que os banhos quentes sejam preferíveis durante os meses de inverno, isso afeta a pele, deixando-a seca e rachada.
  3. Não tome banhos longos ou frequentes no inverno.
  4. Proteja sua pele do vento: tente cobrir uma parte larga da sua pele com um cachecol.
  5. Muitas pessoas têm o hábito de lamber os lábios achando que está hidratando, mas isso é absolutamente um conceito errado. Isso leva à secura dos lábios imediatamente e fornece lábios danificados e rachados.
  6. Você deve definitivamente aplicar um lip balm de cuidados labiais ou manteiga de cacau para proteger os seus lábios das duras condições climáticas.

 

Esse período do ano também chama a atenção para diversos outros problemas de saúde, como a gripe. Saiba mais aqui.

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