Dia Mundial da Água: como fazer a diferença?

água

dia mundial da águaHoje, 22 de março, é considerado Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de unir os países em prol da de manter este recurso disponível para todo mundo.

O tema deste ano é “A resposta está na natureza”, a ONU, em reunião em Brasília com o Fórum Mundial da Água, apresenta soluções baseadas na natureza, incluindo o plantio de novas florestas e a restauração de zonas úmidas, podem ajudar a resolver problemas globais de água, como inundações, secas e poluição.

“Até 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas viverá em um país onde a falta de água doce é crônica ou recorrente”, afirmou o secretário-geral Antonio Guterres, durante o lançamento do evento “Água para o Desenvolvimento Sustentável”, acrescentando que 40% da população mundial é afetada pela escassez de água, 80% das águas residuais são descartadas sem tratamento para o meio ambiente e 90% dos desastres ambientais são relacionados à água.

 

Realidade

dia mundial da água97,5% da quantidade água do mundo é de mares e oceanos, ou seja, salgada demais para uso humano, e a maioria dos 2,5% restantes está nas calotas polares.

Assim, apenas 0,77% de toda a água do mundo está disponível para o consumo humano! Então nós, seres humanos, dependemos desta porca porcentagem disponível como água doce – um recurso natural essencial para a vida.

“Mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável, e mais de 4,5 bilhões de pessoas carecem de serviços adequados de saneamento”, afirmou o secretário-geral Antonio Guterres, durante o lançamento do evento “Água para o Desenvolvimento Sustentável”.

Além de uma causa sustentável, a falta de água afeta também a saúde, já que a cada 90 segundos uma criança morre de uma doença relacionada à água, sendo que a diarréia é terceira principal causa de morte infantil. Anualmente, um milhão de pessoas são mortas por água, saneamento e doenças relacionadas à higiene.

 

Como podemos fazer a diferença?

dia mundial da águaNós não usamos apenas água para beber. Nós lavamos nela, limpamos com ela e a usamos para produzir de tudo, de roupa a comida.

Se você tem água para beber, tem roupas e comida e direito a tomar banho, pode se considerar uma pessoa privilegiada, pois esta não a realidade de uma grande parte das pessoas ao redor de todo o mundo.

Suprimentos de água doce estão sendo usados ​​mais rapidamente do que nunca para a produção agrícola – incluindo rações para gado e biocombustíveis.

Por isso, é nosso dever presenvar este recurso para nós, para as pessoas no mundo que já sofrem com a escassez deste recurso tão importante e para as futuras gerações.

 

Dicas para reduzir o consumo de água:

Feche as torneiras

Não deixe seu consumo de água ficar fora de controle. Você economiza até 6 litros de água por minuto, desligando a torneira enquanto escova os dentes.

 

dia mundial da águaBanhos curtos

Cada minuto que você gasta em um banho consome até 17 litros de água. Defina um temporizador no seu telefone para manter seus banhos curtos e com economia de água.

 

Economize suas roupas sujas

A lavagem de uma carga de máquina cheia de roupas consome menos água e energia do que duas meias cargas. Por isso, acumule as roupas para lavar e evite o desperdício de água.

 

dia mundial da águaComa menos carne

Criar animais para carne e laticínios utiliza muito recurso hídrico. Ao reduzir a quantidade de carne que você come, você pode reduzir drasticamente o uso da água.

 

Reutilize a água da chuva

Ao instalar pontas de água que reutilizam a água da chuva, você economiza até 5.000 litros por ano. E suas plantas vão agradecer pela água da chuva, ao invés da água tratada.

 

dia mundial da águaTempo sua jardinagem

Uma ótima dica de economia de água é regar as plantas no início da manhã ou no final do dia. Isso impede que a água evapore imediatamente à luz do sol.

Você também pode reduzir o consumo de água em 33%, regando as plantas manualmente em vez de usar regadores automáticos.

 

Vá para a lavagem de carros

Quando você quiser lavar seu carro, leve-o a um lava-rápido que recicle a água, em vez de lavar em casa com a mangueira, pois o consumo deste recurso é altíssimo.

 

O governo também pode agir

dia mundial da águaEm todo o mundo, os governos também podem ajudar a economizar água potável e evitar a poluição da água com diversas medidas. Por isso, fique de olho nas medidas que os seus representantes estão tomando sobre o assunto. Algumas medidas são:

  1. Medir o uso da água e estabelecer metas para reduzi-la;
  2. Obrigar as grandes empresas a medir e gerir a quantidade de recursos que utilizam;
  3. Incentivar dietas de menor consumo de água – incluindo redução do consumo de carne;
  4. Fazer leis para aumentar a reciclagem de água;
  5. Impedir as pessoas e empresas de poluir as vias navegáveis, fazendo leis contra o uso de substâncias químicas tóxicas que poderiam poluir nossos solos.

Você também pode gostar de: