Descanso: um elemento vital para a saúde

Você já parou para pensar em como o descanso tem sido cada vez mais deixado de lado? A idolatria ao trabalho encontrou campo fértil em nossa disposição inata para o consumo e o acúmulo de bens. Para ter coisas, muitas vezes, nos matamos de tanto trabalhar. Muitos vivem no limite do cansaço, sem dar um tempo à vida. Descansar é mais do que a suspensão de atividades. É renovação e reconstrução.

30 dias em cada ano

Aproveite as férias para fi car com seus fi lhos. Saia e faça coisas diferentes, mude de atividade. Mesmo que seja dono de seu negócio, não abra mão de montar um esquema de férias. Dê um jeito. Você precisa disso. A vida passa, os filhos crescem, nós envelhecemos e morremos, e o trabalho permanece.

Um dia em cada semana

Observe um dia da semana como dia especial de repouso físico, mental e espiritual. Foi pensando nisso que Deus estabeleceu a semana mediada por um dia de repouso: o sábado. Nesse dia, o repouso conforme o mandamento bíblico inclui a cessação de todas as atividades do trabalho comum, e a separação de tempo para meditar e realizar atividades como, por exemplo, visitar enfermos e pessoas necessitadas.

Durma

Faça exercícios físicos moderados pelo menos quatro vezes por semana. Não coma muito à noite. Dê preferência a uma alimentação à base de frutas e pão integral. Apague todas as luzes. Um banho morno antes de ir para a cama também ajuda a relaxar. Atividades no computador, filmes de ação e noticiários violentos da TV excitam o cérebro. Leia um salmo da Bíblia e experimente confiar em Deus, entregando-Lhe seus problemas e preocupações.

Algumas horas todos os dias

Encerre seu expediente no horário normal e, ao voltar para casa, deixe todos os problemas no escritório ou na fábrica.

Relaxe

Os músculos necessitam de um período de afrouxamento, descanso e recuperação. Lembre-se de que um dos melhores relaxantes fisiológicos é o exercício físico.

Você também pode gostar de:

sono