Como se livrar dos agrotóxicos?

agrotóxicosO Brasil é conhecido por liberar muito o uso de agrotóxicos, que são os pesticidas usados na agricultura para conter pragas nas plantações. Muitos desses produtos são proibidos em muitos países por estarem relacionados ao câncer e doenças genéticas.

O projeto de lei de número 6299/02, apelidado de PL do Veneno por ativistas contrários a ele, tem como objetivo facilitar as normas que regulam o uso dessas substâncias no país.

Uma comissão especial da Câmara formada por 26 deputados aprovou, no dia 25 de junho, o projeto que elimina restrições, passando apenas a proibir os produtos que “apresentem risco inaceitável para os seres humanos ou para o meio ambiente”.

Um relatório da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) de 2015 apontou que 70% dos alimentos consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Entre estes alimentos, 28% tinham venenos não autorizados.

 

Qual o problema com os agrotóxicos?

Morango, pimentão, pepino, tomate, alface, cenoura, abacaxi, beterraba e mamão são os alimentos que possuem uma maior quantidade de agrotóxicos, já que quanto mais água e menos fibras o alimento tiver, maior será sua concentração de agrotóxicos e de outras substâncias que penetram não só na casca, mas em todo alimento.

O alto consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar:

Os sintomas de intoxicação podem ser vistos tanto nos agricultores que trabalham diretamente no cultivo, que é a intoxicação aguda, sendo os principais: fraqueza, cólicas abdominais, olhos vermelhos, convulsões, ataque de asma, tontura, vômitos, dor de cabeça e perda de apetite.

Já as doenças causadas pela intoxicação tardia, que é a intoxicação causada pela população que consome os alimentos cheios de agrotóxico, são: câncer de pulmão, de tireoide, de testículo, de mama, de próstata, infertilidade, doenças mentais, alterações no fígado, nos rins, na tireoide, arritmias cardíacas, doença de Parkinson, fibrose pulmonar e alergias respiratórias.

 

Como posso evitar o consumo de agrotóxicos?

As vezes, não é possível tirar os agrotóxicos dos alimentos, por isso, a melhor forma de evitar a ingestão de agrotóxicos é optar pelos alimentos com produção livre do uso desses produtos, ou seja, alimentos orgânicos.

Por isso, faça essas três ações para livrar sua família do agrotóxico:

  1. Descansar o alimento antes de comer, o que é bem ruim, pois alguns nutrientes ficam na casca;
  2. Lavar muito bem todas as frutas, legumes, verduras e hortaliças com água e sabão;
  3. Criar sua horta em casa, seja no quintal ou em vasos de plantas.

 

Como fazer uma horta em casa?

Escolha do Local

O primeiro passo para ter uma horta orgânica é escolher o local que ela ficará na sua casa ou apartamento. Esse espaço deve receber luz solar por aproximadamente 5 ou 6 horas por dia(ou seja, direcionar os canteiros no sentido Norte – Sul é uma ótima estratégia para otimizar a luz natural), estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.

Onde plantar?

agrotóxicosNa hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, seja em um canteiro, em vasos, fazer uma horta vertical, você precisa considerar muitas coisas: o espaço disponível, as espécies que deseja cultivar e o modelo que melhor se integra à decoração e estilo da sua casa ou apartamento.

Lembre-se: quem optar por vasos, potes, caixas, garrafas e outros recipientes, não se esqueça de providenciar furos no fundo do recipiente para evitar o excesso de água.

Solo

Preparar o solo é o 3º passo para quem quer uma horta orgânica, pois é por onde as plantas recebem os nutrientes.

O solo deve ser fértil e “fofo” para que a entrada de nutrientes combine com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Além da nutrição, é preciso se preocupar com irrigação do solo, mantendo-o úmido, mas não encharcado, para que não tenha proliferação de fungos ou bactérias.

pH do Solo

O pH do solo também é um fator muito importante para o desenvolvimento do cultivo. A faixa ideal de pH para hortaliças está entre 5,5 e 6,5, e esse valor pode ser atingido e controlado por meio da adição de nutrientes ao solo.

Adubos Orgânicos

Para manter o solo com nutrientes adequados, você pode utilizar diversos adubos orgânicos feitos com o próprio lixo, como cascas de ovos, que são uma excelente fonte de cálcio e oferecem uma boa cobertura ao solo.

Cultivos Adaptáveis

Entre os alimentos que são de fácil cultivo, a grande maioria pertence ao cardápio do brasileiro, como alface, couve, cebolinha, manjericão, salsa, hortelã, cenoura e alho.

Você também pode gostar de:

água