O exercício ideal: você sabe qual escolher?

Parabéns se você decidiu colocar atividade física em sua rotina. O próximo passo é escolher o exercício ideal para você.

A coisa mais importante é escolher uma atividade que você tenha motivação para fazer e você provavelmente gostará. Você prefere passar tempo em ambientes fechados ou ao ar livre? Sozinho ou com pessoas?

É mais provável que você abandone uma mudança de estilo de vida saudável se a atividade escolhida não atender às suas preferências ou estilo de vida.

Importante: consulte o seu médico para aconselhamento, apoio e um check-up antes de iniciar qualquer novo programa de atividade física. Isso é ainda mais importante se você tem mais de 40 anos, está acima do peso, não se exercita há muito tempo ou sofre de uma condição médica crônica.

Esse check-up antes de liberarar os exercícios físicos é usado para identificar pessoas com condições médicas que podem sofrer algum risco de sofrer um problema de saúde durante a atividade física.

Agora, vamos escolher o seu exercício ideal!

 

Identifique seu estilo de atividade física

Você gosta de coisas organizadas ou prefere uma abordagem mais casual? Você prefere fazer os exercícios sozinho ou de fazer parte de uma atividade em grupo?

Aqui estão as características de alguns estilos de exercício:

Exercício sozinho – você é super motivado? Se sim, esse estilo de atividade física é uma boa opção para você, especialmente se sua agenda ocupada impedir que você planeje um horário regular para ficar ativo todos os dias.

Companheiro de treinamento – você pode estar mais propenso a se comprometer com uma rotina de atividade física se estiver fazendo isso com outra pessoa, pois, quando você está desmotivado, um parceiro pode te motivar, ainda mais se ambos estiverem com metas parecidas.

Mix de atividades físicas – algumas pessoas gostam de combinar duas ou três opções. Por exemplo, você pode optar por se exercitar sozinho em dois ou três dias da semana e treinar com um amigo ou participar de um esporte coletivo em alguns outros dias.

 

Atividade física – decida sobre suas metas de saúde

Mesmo que apenas o fato de se exercitar já seja extremamente importante para a sua saúde, diferentes atividades físicas oferecem resultados diferentes. Decidir seus objetivos de saúde irá direcioná-lo para a intensidade certa de atividade para você.

Por exemplo, atividades que envolvem peso, como caminhada, corrida, musculação ou ciclismo, são boas opções para o controle de peso, pois ajudam a queimar gordura.

 

Dicas para escolher o exercício ideal

Tente escolher uma atividade que você goste e que se adapte ao seu estilo de vida. Sugestões incluem:

Escolha uma atividade interna se estiver incomodado por extremos climáticos, como muito calor, frio ou chuva.

O prazer é a chave para manter um plano de exercícios. Escolha uma atividade que você goste, e não uma que você acha que é “boa para você”.

Pense de novo. Você gostava de uma atividade física em particular quando criança, como andar de bicicleta ou basquete? Assim, escolha uma atividade similar nos movimentos, pois ser uma que você gosta, é o exercício que você já tem alguma aptidão ou conhecimento.

Mantenha seu orçamento em mente. Algumas atividades físicas, como crossfit ou aulas especiais, podem exigir um grande investimento financeiro.

Seja realista sobre sua saúde atual e nível de condicionamento físico. Se você é um iniciante, as exigências físicas de certas atividades (como correr) podem ser demais no começo.

 

Considerando diferentes atividades físicas

Considere as vantagens e desvantagens das atividades físicas abaixo para ajudá-lo a decidir qual pode ser melhor para você.

Academia

exercício idealBenefícios: as academias possuem uma grande variedade de equipamentos e geralmente oferecem aulas aeróbicas. Ou seja, em uma academia você pode fazer o seu treino sozinho e atividades em conjunto. Os instrutores devem estar à disposição para ajudá-lo a usar o equipamento corretamente e reduzir o risco de lesões.

Importante: as associações de academias podem ser caras e as academias podem estar muito ocupadas nos horários de pico, como depois do trabalho. Se você acha que pode sentir-se envergonhado se exercitando ou ainda não confortável de fazer os exercícios na frente das pessoas, descubra quando a academia está menos movimentada.

Caminhada

exercício idealBenefícios: a caminhada é um exercício ideal, especialmente para iniciantes. É grátis, fácil de executar e não requer nenhum treinamento ou equipamento especial, além de um bom par de sapatos e a roupa de ginástica adequada. Você pode andar sozinho, com um amigo ou você pode participar de um grupo de caminhada local.

Importante: procure andar em algum parquee os pistas de caminhada e corrida, para evitar os perigos de andar na rua, como ter que ficar atravessando a rua e quebrando o seu ritmo.

Ciclismo

exercício idealBenefícios: o ciclismo é uma atividade de sustentação de peso que é suave nas articulações. Ele queima muitas calorias e melhora sua saúde cardiovascular. Também pode ser colocada na sua rotina como meio de transporte.

Importante: uma bicicleta de boa qualidade pode ser cara, embora você não precise gastar muito dinheiro em uma delas se estiver apenas começando, para decidir se você gosta, ou em dias de chuvas, você pode substituir por aulas de spinning. Você precisa verificar regularmente a sua bicicleta em busca de sinais de desgaste e consertá-la, se necessário. O equipamento de proteção (incluindo um capacete) é essencial. Seja consciente do trânsito e planeje sua rota.

Corrida

exercício idealBenefícios: correr é uma atividade de suporte de peso, por isso ajuda a construir ossos fortes. É uma das melhores maneiras de aumentar sua aptidão cardiovascular e queima muitas calorias. A necessidade de equipamento é mínima, embora seja recomendável comprar um bom par de tênis e utilizar uma roupa de academia confortável.

Importante: Lesões relacionadas à corrida podem ser causadas por cargas pesadas nos locais das articulações, ligamentos, tendões e músculos por todo o corpo.

Esportes de equipe

exercício idealBenefícios: os esportes de equipe oferecem mais interação com as pessoas, o que ajuda no desenvolvimento do trabalho em equipe. A maioria dos esportes coletivos, como o futebol, o vôlei ou o basquete, ajuda rapidamente a saúde cardiovascular devido à corrida necessária e às rápidas explosões de atividade.

Importante: a natureza de início e parada da maioria dos esportes de equipe pode sobrecarregar as articulações e os ligamentos, o que pode aumentar o risco de lesão, especialmente nos joelhos e tornozelos.

 

Natação

exercício idealBenefícios: a natação é uma atividade de baixo impacto. A flutuação da água sustenta seu corpo, de modo que o risco de lesão musculoesquelética é pequeno. Os movimentos de natação exercitam todo o corpo, mas particularmente os músculos das costas, peito e braços. A natação é uma forma ideal de exercício para a maioria das pessoas, especialmente as pessoas que são frágeis, idosas ou obesas.

Importante: a natação é uma atividade que, caso você seja iniciate, você pode precisar de aulas de natação. Essa não é uma atividade de sustentação de peso, portanto, ao contrário de atividades como caminhar ou correr, você não vai fortalecer tanto os ossos.

 

Vídeos ou DVDs online

exercício idealBenefícios: vídeos online ou DVDs usados ​​em casa podem fornecer a experiência de um instrutor sem a despesa ou a inconveniência de frequentar uma academia. Você também pode se exercitar sempre que tiver tempo.

Importante: você pode precisar usar uma variedade de vídeos ou DVDs online para manter seus treinos interessantes. Você pode se exercitar com um vizinho, quebrar a rotina ou pedir novos DVDs da biblioteca ou baixar mais vídeos.

Você também precisa seguir as instruções cuidadosamente e incluir aquecimentos para evitar lesões. Certifique-se de que os instrutores dos vídeos estejam qualificados. Só porque alguém é uma celebridade não significa que eles tenham qualificações ou conhecimentos relevantes.

 

 

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