Beleza madura: confira 6 dicas para estabelecer uma rotina de beleza

Você é daquelas pessoas que acham que a idade chegou e a beleza se foi? Não importa se você tem 20, 40, ou 60, você pode e deve ressaltar a beleza presente na sua idade!

Alguns cuidados simples, praticados diariamente, podem fazer grande diferença. Então confira 6 dicas para estabelecer uma rotina de beleza:

 

  • Cuide da sua pele: lave bem o rosto ao acordar, aplique protetor solar e reaplique mais duas vezes ao dia. Tomar banho de sol é importantíssimo, mas jamais esqueça dos cuidados necessários para isso. A radiação UVA danifica o colágeno e as fibras elásticas, causando a perda de sustentação da pele e levando ao envelhecimento. Além disso, use cremes antioxidantes anti-idade, próprios para o dia. Antes de dormir, lave novamente o rosto e aplique um creme anti-idade indicado pelo seu dermatologista.
  • Hidrate-se: ande com uma garrafa d’água para não esquecer de tomar o líquido precioso. A hidratação é essencial para o metabolismo da célula e a realização da renovação celular.
  • Cuide dos cabelos: eles podem valorizar muito o seu visual. Com o tempo, eles ficam mais porosos e ressecados. Prefira lavá-los com água morna ou fria, pois água quente resseca e deixa as cutículas abertas. Faça uma boa hidratação pelo menos uma vez por semana. Dica de ouro: Os tons médios, como louro escuro e castanho, são mais aconselháveis, pois suavizam a expressão. Mas, se optar por cabelos grisalhos, é só usar xampus específicos que não os deixem amarelar.
  • Alimente-se bem: tenha uma dieta saudável e balanceada. Capriche nos alimentos com vitaminas C e A. Eles têm ação antioxidante e ajudam até a neutralizar efeitos nocivos do meio ambiente. Você vai ver a diferença quando se olhar no espelho. Dica de ouro: os alimentos ricos nessas vitaminas são folhas verdes, frutas cítricas e pepino.
  • Não exagere na maquiagem: Mulheres maduras não precisam usar grande quantidade de maquiagem para disfarçar as linhas de expressão. Quanto maior a quantidade, mais as marcas da idade aparecem. O importante é saber escolher a textura correta e o tom adequado para a sua pele. Normalmente, a pele madura é mais ressecada e dispensa o uso de pó. Produtos cintilantes não são recomendáveis, pois realçam as linhas. Um aspecto natural e discreto é sempre mais jovial. Escolha batons mais claros e não muito cremosos, como gloss, para não correr o risco de escorrer nos vincos ao redor dos lábios. Há algumas maquiagens que tratam a pele ao mesmo tempo que a embelezam.
  • Pratique exercício físico: ele é essencial para qualquer idade, mas se nunca foi uma das suas prioridades, agora é obrigatório. Depois da menopausa, a tendência é acumular gordura na cintura e perder o tônus muscular. O exercício, além de deixá-la muito mais bonita, em todos os aspectos, atua também no equilíbrio hormonal e melhora a pele, promovendo uma melhor qualidade de vida e saúde física e mental. Dica de Ouro: Comece mesmo sem vontade, pois quando vir os resultados, nunca mais vai querer parar!

 

Toda idade tem sua beleza. Faça a sua parte e goste de você!

Fonte: Revista Vida e Saúde. Edição maio/2017

Você também pode gostar de:

Janeiro Branco
paz interior