8 dicas para evitar acidentes com panela de pressão

Você já imaginou o quanto a sua rotina seria mais difícil sem a ajuda de uma panela de pressão? Cozinhar um simples feijão demoraria horas, não é mesmo? Esse utensílio que se tornou indispensável para a nossa cozinha tem a função de cozinhar alimentos em temperaturas acima do ponto de ebulição, podendo chegar até mais que 120ºC. 

Além disso, ao fechar muito bem a panela, os vapores de água aumentam e formam a pressão interna, o que requer utilizá-la com muito cuidado e responsabilidade. 

Para fugir de acidentes, é preciso seguir algumas importantes precauções. Confira as dicas abaixo:

  1. Observe se não há obstruções

O vapor de cozimento precisa ser eliminado, e isso normalmente ocorre pela válvula reguladora ou pelo pino.

  1. Compre modelos seguros

É importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro, que identifica se as normas de segurança foram respeitadas. Opte por modelos com travas na tampa e uma válvula de segurança para saída do vapor, além do pino.

  1. Cozinhe em fogo baixo

Quando a panela começar a “chiar”, abaixe o fogo. Se por motivo qualquer o “chiar” for interrompido, desligue o fogo imediatamente.

  1. Evite encher demais

Respeite a quantidade mínima e máxima de enchimento da panela, pois isso interfere no cozimento do alimento e também pode ser perigoso. A orientação é nunca preencher mais do que 2/3 da panela, contando com a parte líquida.

  1. Feche bem

Encaixe bem o anel de vedação de borracha e feche corretamente a tampa no corpo da panela, evitando que a pressão interna saia por qualquer fresta.

  1. Cuidado com o vapor

Tenha cuidado ao movimentar a panela, pois o vapor pode ser liberado pelo pino e causar queimaduras graves em suas mãos.

  1. Não acelere a saída da pressão

Espere o vapor sair naturalmente da panela. Mexer na válvula para liberar mais vapor ou colocar a panela debaixo d’água são práticas que podem causar acidentes.

  1. Dica final

Só abra a panela quando estiver completamente sem pressão!

 

Fonte: Revista Vida e Saúde / Abril de 2019

Você também pode gostar de:

Verão, saúde
Janeiro Branco
mais