06 motivos para você praticar exercícios regularmente

Uma coisa é certa e com ela os médicos do mundo inteiro concordam: fazer exercícios físicos regulares proporciona benefícios que nenhuma caixa de remédio pode oferecer, afinal, fomos criados para uma vida ativa.

Ossos
Fazer exercícios físicos previne a osteoporose, pois ajuda os ossos a reter maior quantidade de cálcio.

Estresse
Exercícios aeróbios (correr, andar de bicicleta, nadar e caminhar com energia) combatem o estresse e a depressão, além de, entre outros benefícios, reverter o quadro das doenças metabólicas adquiridas (diabetes, câncer e doenças do coração).

Pressão arterial
A pressão arterial diminui, pois, após o exercício, a quantidade de adrenalina também diminui. Além de controlar a pressão, a prática moderada do exercício físico evita que pessoas normais venham a sofrer com o problema.

Colesterol
O exercício físico regular mostrou-se capaz de reduzir os altos níveis de colesterol e de gordura saturada na circulação. Além disso, aumenta a produção do bom colesterol, que protege as artérias.

Cérebro
Exercícios físicos liberam uma cascata de neuroquímicos e fatores de crescimento que melhoram a infraestrutura do cérebro, o que facilita, por exemplo, a capacidade de aprendizado.

Coração e pulmões
Exercícios ajudam a fortalecer o coração e aumentam a capacidade pulmonar, o que dá à pessoa mais disposição para as tarefas comuns do dia a dia.

FAZER EXERCÍCIO
1. Exercícios físicos liberam endorfinas e provocam sensação de bem-estar;

2. mantêm a depressão sob controle;

3. em longo prazo reduzem a frequência cardíaca de repouso, aliviando o coração;

4. facilitam a ação da insulina e a circulação periférica, tratando o diabetes tipo 2;

5. melhoram a autoimagem;

6. reduzem a taxa de triglicérides;
7. favorecem o bom sono; e um longo etc.

FALTA DE EXERCÍCIO

A inatividade continuada pode levar à falta crônica de aptidão física, tornando a pessoa vulnerável ao cansaço e ao esforço físico que fugir ao seu normal. O sedentarismo é causa comprovada de várias doenças.

Você também pode gostar de: